domingo, junho 5

Lance Armstrong - A HISTÓRIA DE UM VENCEDOR

O MURO E O FOGO

 



História real:


Aos 19 anos, o jovem Alfredo olhou para o muro de mais de 4 metros de altura, com arame farpado por cima, e pensou: “Ali, por trás daquele muro, está a minha oportunidade. Eu tenho que dar um jeito de pulá-lo.” 


O muro era a proteção fronteiriça que separava a cidade de Mexicali, México, e os Estados Unidos. Alfredo nasceu em Mexicali e começou a trabalhar desde os 5 anos de idade no pequeno posto de gasolina onde seu pai era dono.

Um dia, Alfredo viu uma cena que nunca mais esqueceu: Encontrou seu pai chorando em casa. O pequeno negócio do posto de gasolina, que mal dava para manter a família, havia ido a falência. O conselho de seu pai: “Se você quiser acabar como eu, não vá a escola.”

Alfredo entendeu o recado.

Se dedicou aos estudos como nunca. Mas em Mexicali, mesmo conseguindo um emprego de professor aos 18 anos, o salário que ganhava não dava para nada. Foi quando o jovem mexicano decidiu que tinha que pular aquele muro, de alguma forma.

E assim fez.


Do outro lado do muro, como imigrante ilegal, tudo o que Alfredo conseguiu foi um emprego de colhedor nas vastas fazendas de tomate da Califórnia. Suas mãos feridas no final do dia recebiam alguns dólares que lhe permitiam comer e alugar um trailer velho para dormir. Mas não se esquecendo das palavras de seu pai, o imigrante economizava tudo o que podia para pagar a escola onde estudava a noite.

Como Alfredo não falava nem escrevia bem o inglês, se dedicou a matemática e a ciência, pois não requeriam muita escrita como outras matérias. Intrigados com a dedicação do jovem, seus amigos gozavam dele e diziam: “Cara, estudar pra quê? Você nunca vai ser nada mais que um imigrante ilegal. Guarda o teu dinheiro.”

Aquilo fez nascer um fogo dentro de Alfredo. Em suas palavras:

As vezes eu chorava sozinho e me perguntava, O que estou fazendo aqui? Mas as vozes daqueles que me diziam que era impossível, que eu nunca ia ser nada, me faziam mais e mais determinado, como se um fogo queimasse no meu peito. Eu decidi ser o melhor em tudo o que fazia, e trabalhar mais duro que todos ao meu redor.

O ano era 1988.

Por sua dedicação aos estudos, Alfredo ganhou uma bolsa na Universidade Berkeley da Califórnia, e de lá foi a Escola de Medicina de Harvard, uma das universidades mais conceituadas do mundo.

Hoje, em 2011, aos 42 anos, Alfredo — ou melhor, o
Dr. Alfredo Quiñones-Hinojosa — é um dois neuro-cirurgiões mais respeitados do mundo. Trabalha no Hospital John Hopkins em Baltimore, estado de Maryland nos Estados Unidos, onde além de cuidar de seus pacientes, lidera uma equipe que estuda e busca a cura para o câncer no cérebro.

Casado, realizado no que faz, feliz, hoje cidadão americano e muito próspero, o Dr. Alfredo diz que aquele fogo que nasceu dentro dele quando lhe disseram que ele nunca ia ser nada ainda queima:

Eu não tenho medo do fracasso. Acho que o medo é bom, pois lhe faz trabalhar como nunca para evitar o que lhe assusta. Se eu não conseguir a cura para o câncer, não importa. Mas eu creio que se eu dou o melhor de mim para o que faço, o que faço dará o melhor resultado de volta para mim.



Se Alfredo vivesse nos tempos de Gideão, ele seria um dos seus 300.

A história dele ilustra dois fatos inevitáveis da vida. 

O primeiro é que sempre há um muro que nos separa daquilo que queremos. Pode ser o lugar onde nascemos, a família que temos (ou não temos), a falta de oportunidade, a preguiça de lutar, etc. Cada obstáculo é como um tijolo em cima do outro, que faz esse muro aparentemente intransponível.

O segundo fato é que sempre haverão pessoas que tentarão jogar baldes de água fria nos nossos sonhos. Isso é seguro. Você deve estar rodeado de pessoas assim nesse exato momento. Cuidado com elas!

Para ser um vencedor, você tem que aprender a pular os muros da vida e não deixar que ninguém apague o fogo de vencedor que há em você.

Olhe á sua frente. Lá está o muro. Olhe para dentro de você. Aí está o fogo.

Bp. Renato Cardoso

LIDERANÇA

Liderança é ação, e não posição.

Frases extraídas das mensagens radiofónicas diárias do Bispo Edir Macedo



“… Você vive uma vida nem lá, nem cá… (referindo-se a quem ainda não fez um Pacto com Deus)”.
“Deixe as emoções de lado.”
“Use a cabeça, pois o coração leva para o inferno.”
“O pacto envolve duas coisas: A Palavra dos pactuantes (de Deus e da pessoa) e a Atitude (uma entrega feita dia-a-dia).”
“O pacto é como o casamento: envolve sacrifício (diário).”
“À tua descendência dei esta terra…” – Deus empenhou a Sua Palavra, honra e divindade.
“Se Ele empenhou a Sua Palavra e nós não, não houve pacto.”
“Se eu não cumprir com a minha parte… você tem o direito de fazer comigo o que foi feito com os animais…”
“Vida com abundância não é apenas dinheiro… você não come dinheiro!”
“Quando nós fazemos um Pacto com Deus… quando aceitamos os termos de um Pacto com Deus, Ele, automaticamente, nos dá condições para encontrar uma pessoa que também é fiel a Ele, que fez um Pacto com Ele e que vai construir, com você, a sua família… e que vai fazer de você uma pessoa feliz!”
“Quando você começa a disciplinar-se com respeito à vontade Deus… está usando a sua inteligência…”
“… eu estou casado com a Ester… eu não vou a lugares que ela não quer que eu vá… ela não vai a lugares que eu não quero que ela vá… (exemplificando o Pacto com Deus)”.
“Eu tive coragem de requerer porque eu tinha um compromisso com Deus…”
“A força de uma pessoa não está nos seus músculos… não está no seu tamanho…”
“Espero que você faça o seu Pacto com Deus"

O que lhe falta fazer?

O que lhe falta fazer?

O SOBRENATURAL está ao ALCANCE DE TODOS. Então, por que é que não o vejo e não o desfruto na minha vida?
“E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos” (2 Rs 4.1).

Infelizmente, não são poucos os que esperam e confiam noutras pessoas pensando que, através das mesmas, tudo será solucionado e resolvido, há quem até mesmo pense que o facto de ACREDITAR em CRISTO e ser boa pessoa baste para ter uma experiência com o SOBRENATURAL. Foi o que aconteceu com esta família, o marido, um servo de Deus, apenas falava das maravilhas de Deus, orava, jejuava, era fiel, mas morreu sem ter uma experiência com o SOBRENATURAL.
Temia a DEUS, mas não fez TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE – usar a fé, a qual atrai o sobrenatural. Por sua vez, esta mulher apoiava-se no seu marido, pensando que, através dele, tudo sairia bem. Somente quando se viu numa situação de perda é que acordou para a vida, é que RECONHECEU que, sozinha, não podia e procurou ajuda DIVINA, isso porque estava ao ponto de perder os seus dois filhos como escravos. Não era necessário chegar a esta situação de perda, de destruição, mas, pelo facto de não fazer uso da CERTEZA, da CONVICÇÃO SOBRENATURAL, quase perdeu tudo. Quando se usa as armas naturais, nunca alcançaremos o SOBRENATURAL.
“E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Diz-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite” (2 Rs 4.2).
É exatamente aqui que entra a SINCERIDADE, ela não escondeu nada do profeta, pois, ao dizer que não tinha nada, estaria a mentir, estaria a retroceder ainda mais na sua vida, como muitos, que quando são chamados a usar a CERTEZA e CONVICÇÃO que possuem, dizem: “não tenho nada, não posso”, seja SINCERO e RECONHEÇA que sim, há algo que ainda não foi feito; sim, RECONHEÇA, pela sua SINCERIDADE, que pode ser feito mais, e é exatamente esse mais, o qual é o TUDO que está ao nosso ALCANCE, que faz a diferença nas nossas vidas.
Quando a pessoa RECONHECE e é SINCERA, então, a mesma assume a posição, na qual sempre deve estar, de responsável pela sua vida, de não deixar na mão dos outros ou do destino o que lhe compete. Muitos preferem ser ESCRAVOS dos seus problemas, dos seus traumas, das suas mágoas, em vez de serem SERVOS de CRISTO, no sentido de RECONHECEREM que precisam DELE e serem SINCEROS, quanto ao assumir que podem, devem e têm como fazer mais, fazer TUDO.
“Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas” (2 Rs 4.3). Se você realmente quer conhecer o SOBRENATURAL, então, faça TUDO o que está ao seu alcance, para chamar a atenção de Deus. ASSUMA a sua FÉ!
A sua ação, demonstra de quem você tem esperado um favor e por que é que a sua vida está como está! A sua decisão determinará como a sua vida ficará. Resumindo, o SOBRENATURAL só acontece sempre e quando:
1. RECONHECEMOS que sozinhos não conseguimos e pedimos ajuda a Deus.
2. SOMOS SINCEROS e fazemos TUDO o que ainda não fizemos, porque sempre temos ainda o que fazer.
3. ASSUMIMOS a FÉ, superando as críticas e opiniões dos outros, contrárias ao que desejamos e projetamos.
Bp. Júlio Freitas