segunda-feira, julho 18

Como a Mudança Acontece??

Plena dependência!

Plena dependência!

“Estar no monte, é estar na dependência de Deus.”
Já alguma vez teve a agradável sensação de estar no topo de um Monte? Existem determinados montes que têm na sua imensidão algo de poderoso, invencível e constituem um forte desafio. Para se chegar ao topo de certos montes tem que haver sacrifício, esforço e superar-se os limites, mas também podemos estar no monte a nível espiritual. Estar no monte é estar no Altar natural de Deus, na Sua total dependência! É ter plena confiança na Sua providência. É passar por momentos em que a nossa vida poderá até estar em risco, mas crer que Deus está no controlo de tudo e que nada, nem ninguém, nos poderá atingir ou destruir.
Estar no monte é depender de Deus, é tê-Lo em primeiro lugar nas nossas vidas e esta posição não se deve manifestar apenas por uma crença, mas, sim, por atitudes que revelem isso, como a obediência, a fidelidade, a perseverança e o amor ao próximo.
Quem depende de Deus, jamais precisará de favores de terceiros, pois nada lhe faltará!
Bp. Júlio Freitas

Débora - O que acontece quando se tem a vida nas mãos de Deus...

Se abrir a sua Bíblia no livro de Juízes, capitulo 4, versículo 4. Vai encontrar um exemplo perfeito do que acontece quando entregamos nossas vidas 100% nas mãos de Deus.
         A bíblia começa nos falando que ela ( Débora) era uma profetisa, já para ressaltar que está tinha sua vida 100% nas mãos de Deus, uma vez que; para ser profeta a pessoa tinha de colocar suas vontades e desejos em segundo plano e obedecer por inteiro a voz de Deus. Tendo seu tempo, seu sangue, seus sonhos inteiramente nas mãos d´Ele.
        Em seguida vemos que era casada com um homem chamado Lapidote, ressaltando sua condição de mulher.
        E continua dizendo que, a profetisa, julgava os filhos de Israel,que vinham ter consigo no local aonde ela os atendia ( local que levava o seu nome, tamanha a fama das consultas e atendimentos feitos por ela) buscando sua orientação. 
Até ai temos uma ligeira noção da situação de Débora como profetisa e como mulher em tempos de opressão ao povo de Israel por parte de Jabim, rei de Canaã e de Sísera; o general inimigo. 


        Em determinado tempo Débora manda chamar a Baraque, comandante das tropas Israelitas e lembra-o de uma ordem dada pelo próprio Deus cobrando deste uma atitude. O que era normal, uma vez que Deus já havia prometido a vitória ao povo de Baraque.
Porém Baraque, reconhecendo que Deus estava com Débora, diz:
Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. ( Juízes -  4 : 8 )
       Imaginem, o general de um exército, reconhecendo a necessidade da presença de uma mulher de Deus! e isso se deu nos tempos em que uma mulher valia pela sua capacidade de ter filhos (e em que quantidade os tinha...), sua filiação ou até mesmo seu estado civil, sendo por vezes desprezada pela sociedade como um mero objecto.´
Isso nos prova que:
Quando temos nossas vidas 100% nas mãos de Deus, somos respeitados.

Nosso valor é reconhecido.

Temos capacidade para ajudar a outros.

A seguir a isso Débora aceita o pedido de Baraque (general das tropas), mas impõe uma única e justíssima condição: A honra e o mérito da vitória, seriam creditados a ela!

Uma Mulher!

Uma líder!

Um simples ser humano que tinha sua vida nas mãos de Deus.

O pequeno exército de 10 mil homens de Baraque enfrentou os povos de Canaã e os seus carros, e a suas armas e graças a Débora, o Senhor os entregou em suas mãos. Claro...

Que Deus te honre conforme a tua fé!

 Pr. Michael Costa.