segunda-feira, novembro 21

Quando é que esperar é certo?

Quando é que esperar é certo? (2) 
Quando eu espero sendo:
4. Temente: É o facto de apresentarmos esta qualidade quando esperamos algo que não nos permitirá rebelarmo-nos ou insurgirmo-nos de forma desrespeitosa contra a Pessoa de Deus que, no caso, é de quem aguardamos a realização do que mais desejamos. Ao apresentarmos temor, mostramos que sabemos quem nós somos, quem é Deus e o que significa aquilo por que esperamos: a nossa realização e a Sua glorificação.
3. Revoltado: Parece quase a antítese da qualidade de quem espera, mas quando falamos em “revoltado”, estamo-nos a referir ao aspeto positivo da palavra. Sim, pois a revolta positiva não deixa esmorecer ou morrer o objetivo pelo qual se espera, pelo contrário, mantém-no aceso e fervilhante, sabendo que o mesmo se realizará a qualquer momento.
2. Corajoso: Quando se espera algo, a coragem age, simultaneamente, como um “escudo protetor” e um catalisador, pois ela não nos permite esmorecer, pelo contrário, impulsiona-nos, já que é o oposto do esmorecimento. E sim, mais do que uma qualidade, a coragem é um estado, passível de ser desenvolvido a todo o instante, desde que o indivíduo se proponha a isso.
1. Fiel: Existe algo “reconfortante” na fidelidade, especialmente naquela que revelamos e mantemos para com Deus. Ser fiel não é uma proposta a curto prazo, sendo avaliada e confirmada apenas a longo prazo. Na verdade, trata-se de uma garantia, algo que nos assegura de que tudo não só correrá bem, como os objetivos pretendidos serão plenamente alcançados. Quando existe fidelidade não há margem para erros, falhas ou fracassos.
Continua...

Bp. Júlio Freitas