terça-feira, março 20

3 atitudes de um verdadeiro líder

Existem 3 princípios básicos que todo líder deve possuir:
RespeiteIgnore qualquer pessoa que lhe diga o contrário. Respeito é a base de todas as relações humanas. Não acredito em trabalho de qualidade resultante de um ambiente onde as pessoas não se respeitam, pode até funcionar no curto prazo mas não se sustenta. Quando existe respeito é possível levar a discussão para um outro nível, discutir idéias, pontos de vista. Mas, sem respeito o resto não funciona.
InspireUm dos papéis do líder é obter o melhor das pessoas, em todos os aspectos. Nesse sentido o líder deve inspirar as pessoas a serem melhores, compartilhando a sua visão com o grupo. O ponto chave aqui é fazer com que o “seu sonho” seja na verdade o sonho da empresa, é engajar sua equipe na tarefa conjunta de construir um futuro melhor.
Contrate e Retenha Gente Melhor que VocêAlguns gestores, por sentirem-se ameaçados, contratam profissionais menos qualificados, gerando o seguinte padrão: Profissionais Nível A contratam profissionais de nível B, que por sua vez contratam profissionais de Nível C e por aí vai. Já imaginou o que sobra para os níveis operacionais quando se segue uma política assim? Gente melhor que você, inevitavelmente, acaba por torná-lo melhor. Essas são as pessoas que você precisa em sua equipe. E a empresa toda ganha com isso.

Atalhos

Atalhos

"O caminho do objectivo tem começo, meio e fim. Se o seu não teve fim, é porque não está no caminho, você seguiu um atalho.”
O caminho é o local onde passamos para chegar onde pretendemos. Para se atingirem objectivos na vida dever-se-á passar por 3 etapas. A primeira, tem que se estabelecer um ponto de partida que é projectar-se o nosso pensamento naquilo que nos dará prazer e realização absoluta. Em seguida, teremos que transformar os pensamentos em realidade; terão que se estabelecer metas, organizar-se o tempo, tendo por base a disciplina, ânimo, sacrifício e uma atitude vencedora. O final de todo o empenho e dedicação será o usufruir do objectivo alcançado que dará a plena realização.
Quando se começa a andar e de repente se verifica que esse caminho não é viável; é porque não estamos no caminho certo, mas sim, seguimos um atalho que não nos levará a lugar algum. E quantos indivíduos não têm seguido atalhos na vida e quando se apercebem a caminhada tornou-se longa e árdua? Quem segue o caminho do objectivo desfrutará do bom que a vida tem para lhe dar.
Bp. Júlio Freitas